segunda-feira, 12 de julho de 2010

Passatempo “Conte-nos uma história”

Em Setembro, a Contraponto publica o livro O Contador de Histórias, de Rabih Alameddine, uma história que o levará a voar num tapete mágico pelos céus do Médio Oriente, com fábulas de princesas, de génios, de sultões e vizires, por palácios e desertos, uma espécie de Mil e uma Noites do século XXI.


«Osama al-Kharrat regressa a Beirute, depois do seu prolongado exílio voluntário na América, para estar ao lado do seu pai no leito da morte. A cidade, agora, é apenas uma sombra da Beirute de que Osama se lembra, mas a sua família e os seus amigos mantêm o espírito intacto: continuam a discutir, a rir e, sobretudo, a contar histórias. O avô de Osama era um hakawati, ou contador de histórias, capaz de adoçar os ouvidos do emir mais céptico e de despertar a imaginação mais adormecida com contos clássicos reinventados a partir da Bíblia, do Corão ou das Metamorfoses de Ovídio. O jovem Osama recolhe o legado do seu avô e começa a tecer a história da própria família, cheia de segredos, escândalos e frustrações.»

«Rabih Alameddine mistura de uma forma genial contos contemporâneos com histórias intemporais. A mestria de Alameddine a contar histórias parece infinita; construiu um romance do mais alto nível, um reflexo dos antigos e dos actuais impérios.»
Publishers Weekly


Se gostou da sinopse, temos a certeza de que vai adorar o livro.

Para assinalar o lançamento da obra, gostaríamos de colocar um desafio diferente e criativo aos nossos Leitores:

Dê largas à sua veia de contador(a) de histórias e escreva um pequeno texto (mínimo 200 palavras até ao máximo de 1 página A4), inspirado na temática ou na história de um livro editado pela Contraponto. Há muitas possibilidades, basta consultar o nosso catálogo e deixar a imaginação ganhar asas.

O texto mais original receberá como prémio 1 pack exclusivo constituído pelos livros O Contador de Histórias e A Mecânica do Coração, de Mathias Malzieu, bem como um voucher de €10,00 das Livrarias Bertrand. O texto será também publicado no nosso blogue.

Para saber como participar, leia atentamente as condições do passatempo.

Condições do passatempo:
– Os textos deverão ser enviados para o e-mail: passatp.contraponto@sapo.pt , com o nome do passatempo no Assunto, bem como o nome completo e morada, para a qual o prémio deverá ser enviado;
– O prazo deste passatempo termina a 5 de Setembro, inclusive;
– O vencedor será anunciado sexta-feira, dia 10 de Setembro;
– Só serão aceites participações de pessoas residentes em Portugal Continental e Ilhas;
– Só é aceite uma participação por pessoa;
– O júri é composto por elementos da Editora;
– A Editora reserva-se o direito de não atribuir prémio, caso o júri não considere que qualquer dos textos submetidos seja minimamente original;
– A Editora não se responsabiliza por extravios dos CTT, moradas incorrectas ou envios não reclamados.


Agora é pegar em papel e caneta, ou no teclado do computador, e começar a contar uma história. Estamos ansiosos por conhecer a veia literária dos nossos Leitores! Boa sorte e bom trabalho!

4 comentários:

verónica disse...

Tenho uma dúvida que gostaria de esclarecer. Uma vez que temos de nos basear num livro publicado por vós, no nosso texto temos de referir qual o livro que nos serviu de inspiração?

Bertrand disse...

Olá Verónica,

respondendo à sua pergunta: poderão indicar o livro, se quiserem fazê-lo, mas não é necessário.

Cumprimentos!

°•·.๓คятค disse...

Já agora tb aproveito p deixar aqui a minha questão: temos de nos basear exclusivamente na história ou no tema de um livro, ou podemos basear-nos apenas no título ou msm na capa?

Bertrand disse...

Marta,

o texto tem de ser mesmo baseado no tema ou na história de um dos nossos livros, não basta o título ou capa.