quinta-feira, 22 de julho de 2010

Imprensa: "Álbum de Família"

«Supostamente, os livros de David Sedaris são autobiográficos. Não só as histórias são narradas na primeira pessoa por um escritor chamado David Sedaris, como os acontecimentos e personagens (família, amigos, namorado) que rodeiam o “Sedaris livresco” correspondem genericamente aos do “Sedaris real”. Sim, Sedaris nasceu em 1956, tem mesmo antepassados gregos, quatro irmãs e um irmão e passou a infância em Raleigh, Carolina do Norte, saltitou por uma sucessão de empregos medíocres antes de triunfar como escritor, e vive em França com o namorado Hugh.

Nas livrarias e na New Yorker (onde muitas histórias têm sido publicadas antes de reunidas em livro), os textos de Sedaris são apresentados como ensaios, não-ficção, memórias ou notas autobiográficas. Mas se o que é narrado for estritamente factual, há um mistério para resolver: como é possível que o escritor ainda não tenha sido assassinado por um seu familiar ou ex-colega de escola?
É que Sedaris escreve com um estilete de aço que crava, sem hesitar, nos sítios onde dói mais nas pessoas que lhe são mais chegadas. O seu humor é assassino, a sua capacidade para ler a natureza profunda oculta sob a fachada da linguagem e das convenções sociais é assombrosa, a coragem e despudor com que narra as mais humilhantes e embaraçosas situações mete medo. É certo que Sedaris é mestre da auto-irrisão e que a primeira vítima das suas “memórias” é ele próprio: em Álbum de Família surge como um miúdo escassamente dotado e infinitamente fátuo e depois como um jovem adulto inerme, que passa boa parte do tempo pedrado. E é verdade que algumas estocadas são desferidas com ternura e que se o primeiro resultado da leitura é a gargalhada perante a desventura alheia, o riso deixa quase sempre um travo pungente. Mas estas atenuantes não bastam para que os envolvidos passam desculpa a forma implacável como são retratados.
Independentemente do grau de distorção ou invenção, as histórias de Sedaris são perspicazes ensaios sobre a “inadequação” (não há uma boa palavra portuguesa para “inadequacy”) que aflige hoje a maior parte dos seres humanos e sobre quão complexas são as relações afectivas e quão doloroso é crescer.
Se Sedaris é capaz de extrair o grotesco e o bizarro do quotidiano anódino, a sua editora portuguesa esforça-se, pelo contrário, por desvitalizar e banalizar os originais títulos de Sedaris: When You Are Engulfed In Flames transformou-se em Diário de Um Fumador, e Dress Your Family In Corduroy and Denim deu este Álbum de Família.» – ****
José Carlos Fernandes, Time Out, Julho de 2010

Sem comentários: