sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Crítica de Leitor: «Contos dos Subúrbios»

«Contos dos Subúrbios é, para mim, um livro em que o texto passa para segundo plano, servindo de enquadramento e suplemento às imagens. A beleza desta obra reside, precisamente, na componente visual que a leitura transpõe, permitindo ao leitor perder-se nas incontáveis paisagens improváveis retratadas – ora com deslumbrantes debruados de cor, ora com a agradável sensação que a combinação do preto e branco transmite. Porém, isso não quer dizer que o texto esteja desprovido de força ou sentido, muito pelo contrário. É na simplicidade e naturalidade com que o autor conjuga as palavras, formando assim contos directos e poderosos na propagação das suas mensagens, em conjunto com a magnificência das imagens, que Contos dos Subúrbios verdadeiramente se enaltece enquanto obra, num conjunto exímio de cor e sentimentos.

Poderia dizer-se que este é um livro para crianças. Tal afirmação, a meu ver, não estaria totalmente errada. Dadas as imagens fantasiosas e os textos de linguagem simples e fluida, Contos dos Subúrbios seria, certamente, uma obra espantosa para alegrar e transcender as crianças entre a hora do sono e do sonho. Contudo, e devido a essas mesmas características, faz-me crer que é igualmente um livro perfeito para adultos que, conscientes da realidade da vida, encontrariam aqui um escape decididamente interessante com várias e diferentes visões desses mesmos acontecimentos “normais”.
Uma deliciosa aposta da Contraponto que, como já se vem tornando hábito, marca os seus leitores pela diferença, numa edição de luxo de um livro que todos deveriam de ler. Simplesmente, único e indescritível.»
Pedacinho Literário

1 comentário:

Anónimo disse...

vampire academy