sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Crítica de Leitor: «Eterna Saudade»

«Em 2195 a população está dividia entre os entre os vitorianos e os punks. Os vitorianos são rigorosos desde os trajes aos costumes. Cheio de regras onde a aparência é tudo. Os punks mais descontraídos, preferem aprofundar o seu conhecimento. Estão em guerra devido à intolerância e à sede de poder, mas na verdade lutam contra uma terceira parte por muitos ignorados e por outros explorados, a doença de Lázaro. Em que passado 6 horas depois de morrer ressuscitam e se não são controlados tornam-se violentos.
Neste cenário conhecemos Bram que foi infetado aos 16 anos. Atualmente pertence ao exército que luta contra os Zombies que não são controlados (os cinzentos) e que por vezes são usados por pessoas sem escrúpulos para atingir os seus objetivos. Um rapaz só mas que apesar de estar morto ainda espera encontrar felicidade.
Nora pertencente aos vitorianos, uma jovem de 17 anos frequenta um colégio interno, onde o seu pai a tinha colocado pouco tempo após a morte de sua mãe. Chegou o tempo de férias e Nora volta a casa. Um lugar cheio de doces lembranças do seu pai que morrera no ano anterior.
Nora é um pouco rebelde e sempre teve o apoio do pai para explorar o que não era considerado correto para uma senhora na sua sociedade.
Bram tem a missão de proteger Nora dos cinzentos que a tentam raptar, uma vez que não lhe consegue explicar porque corre perigo acaba por a raptar.
Bram sente de imediato que encontrou quem sempre esperou, mas nem se atreve a pensar nisso. Ele é um Zombie, ela humana, viva e de uma classe diferente.
Nora no início sente medo mas Bram consegue conquistar a sua confiança e principalmente o seu amor.

Com Eterna Saudade vai entrar num mundo onde o antigo e o futuro se misturam de uma forma bastante eficaz e inovadora, prendendo desde da primeira página a atenção do leitor.
O enredo é fantástico, a imaginação da autora surpreende, acredite que vai querer ler com muita atenção para se deliciar com a imaginação da autora.
Através de descrições elaboradas sem esquecer nenhum detalhe a autora apresenta com um toque de humor sarcástico um mundo que não podemos deixar de comparar com o nosso. É impossível não pensar nas semelhanças entre os nossos dias e os vividos pelas personagens. Sobre a importância do que fazemos e do que nos rodeia.
Na apresentação da autora lê-se que adora a época vitoriana e Zombies. Mesmo que não fizesse era impossível ignorar ou aperceber-nos desse fato. Em cada página que li podia sentir esse fascínio.
A escrita da autora é simples, dinâmica mas principalmente inteligente e com humor.
As personagens deslumbram o leitor, mais uma vez a autora consegue mostrar como as diferenças se conseguem atrair. Confesso ter uma enorme simpatia por Bram, pela sua paciência inteligência. Pela forma encantadora que protege e conquista Nora.
É impressionante que num mundo de literatura fantástica carregada de vampiros e zombies ainda se consiga inovar, ainda consiga surpreender o leitor.
Eterna Saudade foi o primeiro livro que li em 2012 e não poderia ter começado melhor!
Um livro fascinante!»
Esmiuça o Livro

1 comentário:

Anónimo disse...

vampire academy