quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Crítica:
Blog Bela Lugosi Is Dead







«Aguardei com grande ansiedade a publicação da obra de Mathias Malzieu em Portugal. A sinopse falava de um “conto de fadas para adultos, ao estilo de Tim Burton ou Lewis Carrol”. Sendo fã destes dois autores, e sendo o escritor o vocalista de uma banda rock francesa, fiquei bastante curioso com a obra.

A Mecânica do Coração conta a história do escocês Jack que nasce no dia mais frio do ano. O seu coração congela e a Drª Madeleine, uma espécie de feiticeira, substitui-o por um relógio de madeira. Mas para sobreviver, Jack não pode sofrer emoções fortes como a cólera e o amor. Um dia, uma cantora da Andaluzia vai colocar o seu coração em perigo, pois ele vai apaixonar-se por ela e iniciar uma jornada em busca do amor.

Devo dizer que as minhas já altas expectativas com este livro foram superadas. Mathias Malzieu é um verdadeiro mágico das palavras e consegue tornar uma história em prosa numa digressão poética pelos sentimentos do protagonista. As descrições, metáforas e comparações conseguem ir do dramático ao divertido sem complicações. É impossível ler a história do pequeno Jack sem ficar enternecido ou com um sorriso no rosto. A história é de uma inocência e emoção tal que ficamos com vontade de voltar à pureza de sentimentos da nossa infância e adolescência.

É inevitável comparar a peculiaridade das personagens com as de Tim Burton ou até Lewis Carrol, mas Malzieu fá-lo sem copiar e conseguindo a proeza de ser original num género cada vez mais saturado. Além disso, é bastante interessante Jack cruzar-se com algumas personalidades “míticas”, como é o caso de Jack O Estripador e Georges Méliès.

Tive imensa pena de o livro ser tão pequeno (140 páginas), pois gostava que a minha relação com a história durasse mais tempo. Podia ter havido um maior desenvolvimento das personagens e da acção, sendo que isso não retiraria qualidade ao livro. Outro aspecto que pode fazer confusão ao leitor é a inclusão de certas metáforas referentes a elementos contemporâneos. A história passa-se em finais do século XIX e é escrita na 1ª pessoa. Por isso, é estranho quando Jack refere Charles Bronson ou helicópteros.

A Mecânica do Coração é um livro que aconselho vivamente a quem aprecia um conto de fadas maduro e com algumas metáforas transponíveis para a actualidade. Genuíno, negro e terno, é uma obra que revela o potencial de um novo contador de histórias na literatura mundial. Uma pequena grande surpresa neste final de ano Fantástico. – Fábio Ventura»


Daqui: http://belalugosiisdead.blogspot.com/


ISBN: 978-989-666-020-8; N.º de páginas: 144; Dimensões: 15 × 23; Preço c/ IVA: € 16,00

Sem comentários: