terça-feira, 7 de junho de 2011

Imprensa: «Casino Royale»

«Durante a 2.ª Guerra Mundial, Ian Fleming então um oficial na reserva do regimento Black Watch foi recrutado para ser o assistente do contra-almirante Henry Godfrey, o responsável pelos serviços de informações da marinha britânica. Nessa posição ele foi testemunha em primeira mão de muitas das operações secretas realizadas contra os nazis, essa expriência viria anos mais tarde a inspirar a criação do mais sedutor e implacável dos espiões - James Bond, um espião de sua majestade cujo número de código, 007, lhe dá licença para matar. A primeira aventura põe Bond face a LeChiffre, um banqueiro ilegal ligado às actividades de uma agência de espionagem soviética. A missão de Bond é pôr fora de acção LeChiffre e a sua operação, o que não se torna fácil especialmente quando pelo meio há a bela Vesper Lynd. Foi neste livro que Fleming sintetizou a essência do seu universo: acção, perigo, locais exóticos, mulheres muito belas, jogo e vodkas-martini. O romance foi já adaptado 3 vezes, uma para tv, em 1954, e duas para o cinema, a mais recente protagonizada por Daniel Craig.»
Premiere

4 comentários:

Ricardo Mesquita disse...

Aproveitando este texto, tenho de deixar um desafio à Contraponto: Editem TODOS os livros de Ian Fleming (The Diamond Smugglers, Thrilling Cities e Chitty Chitty Bang Bang incluídos).

É que é no mínimo invulgar que, decorridos 45 anos desde a publicação do último livro de Fleming, ainda não seja possível encontrar a colecção completa de James Bond em Português.

Quem se digne a procurar (foi o meu caso) até pode ter a sorte de encontrar alguns sobreviventes das edições que a Portugália Editora lançou na década de 60, mas mesmo que os encontre todos ficará apenas com 8 dos 14 livros que Fleming dedicou ao Agente 007.

É certo que podemos sempre recorrer às edições originais da Penguin Books, mas é muito raro encontrá-las nas livrarias e por encomenda acabam por sair dispendiosas.

E para ser perfeito, podiam até fazer uma espécie de caixa promocional com os 14 livros com as capas que Michael Gillette criou para celebrar o centenário de Fleming, capas essas que utilizam nas vossas edições mais recentes dos 4 livros de Fleming que actualmente publicam. Creio até que a capa do “Quantum of Solace” (fusão dos antigos For Your Eyes Only e Octopussy and The Living Daylights) é um exclusivo vosso, que aproveito para enaltecer.

Espero que aceitem este desafio, deste lado teriam um comprador.

HMBFF disse...

Concordo plenamente com o comentário do Ricardo Mesquita. Queremos Ian Fleming!

Gaspar disse...

Para quando a edição dos restantes títulos desta colecção de Ian Fleming?

Gustavo Henrique disse...

Sim... eu compraria os restantes 10.