segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Imprensa:

«Vida em minúsculas


Durante o conflito nos balcãs o escritor espanhol Francesc Miralles, autor de Amor em Minúsculas, passou o Inverno num campo de refugiados na Eslovénia. Ver pessoas privadas de quase tudo, mas sem perder a capacidade de sorrir, foi a sua experiência vital.

Texto Teresa Violante


Basta olharmos uma vez para Francesc Miralles para termos a certeza de que fardas e ordens militares não combinam com ele. Alto e tímido, ele exala tranquilidade. Por isso, e para fugir ao serviço militar obrigatório em Espanha, optou pela prestação social de substituição. Aos 27 anos, Francesc viu-se num campo de refugiados bósnios e conheceu Boris, o homem que mudou a sua vida.

É num simpático café na zona histórica de Lisboa, no Chiado, que nos conta esse momento vital. "Como eu sabia pouco de servo-croata, pois já tinha viajado muito pelos Balcãs, mandaram-me para um campo de refugiados bósnios para trabalhar numa escola", recorda. Aí conheceu Boris, outrora baixista de sucesso numa banda de rock no Canadá. De ascendência eslovena, vivia o imaginário das estrelas de música: mulheres, concertos e dinheiro a rodos. Até que um dia observou uma fotografia sua e viu-se num bar repleto de copos vazios, após um concerto. Apercebeu-se então da superficialidade que o rodeava. Sem olhar para trás fez as malas e regressou à Eslovénia. "Conhecer esta pessoa e as coisas que me ensinou...", suspira Francesc Miralles. "Ele ensinou-me que todas as experiências são um privilégio. Se te aborreces, se estás irritado ou descontente, é porque não estás a olhar para o lugar certo. Ensinou-me a desfrutar das pequenas coisas, daquilo que seria o Amor em Minúsculas da vida", explica, parafraseando o título do seu livro. Para Francesc, a experiência não podia ter sido mais reveladora. "Foi muito importante conhecer de perto pessoas privadas de tudo mas que têm momentos de alegria e acabam por ter uma vida quase normal. Aprendi que a capacidade de adaptação do ser humano é quase infinita".

Atento aos pormenores, o autor de Amor em Minúsculas valoriza coisas simples e simultaneamente grandiosas como a magia das ruas estreitas de Lisboa, ou a marca do passar do tempo revelada em casa pedra ou edifício. E felicita-se com as reacções positivas ao seu recente romance, já traduzido em nove idiomas, escrito em resposta ao desafio da sua editora: "um livro que tenha um gato e que seja sobre solidão". Apaixonado por felinos, Francesc imaginou o que poderia ter sido a sua vida se, como tudo levava a crer, se tivesse tornado professor universitário após concluir a licenciatura em Filosofia Alemã. "Mas tinha muito medo dos alunos", confessa. "Amor em Minúsculas é uma história muito intimista de amor e amizade". Afinal, são estas as minúsculas da vida que a tornam, para cada um de nós, maiúscula e cheia de significado.»


Gingko, Novembro de 2009

2 comentários:

AMB disse...

Eu gostaria de saber se iram editar mais algum livro da saga de Fever de Karen Marie Monig. Eu sei que nao tem nada a haver com o poste, as eu nao sabia para onde mandar a questão. Com os meus cumprimentos
AMB

Mariana Malhão disse...

Olá boa tarde!

Sou a Mariana do blog A Galáxia dos Livros.
Após a leitura deste livro por vós editado, escrevi uma opinião no meu blog sobre ele. Caso estejam interessados, podem utilizar a minha opinião. O meu contacto é: marianamalhao@hotmail.com e o link para o meu blog: http://galaxiadoslivros.blogspot.com

Obrigada,
Mariana