quarta-feira, 30 de março de 2011

«Contos dos Subúrbios» - Primeiras críticas

«“Quando eu era criança havia um grande búfalo a viver no talhão vago ao fundo da nossa rua.”

O mundo dos adultos é uma seca! Um mundo do qual temos imensa dificuldade em nos conseguirmos desligar. E o que tem este mundo de tão peculiar para nos causar tanta dificuldade em sair dele? Será assim tão difícil voltar a sonhar como fazíamos quando éramos crianças?

“Mas numa noite quente de verão aconteceu uma coisa diferente, uma coisa muito mais interessante: apareceu um grande animal marinho no relvado.”

Terá o autor conhecimento de uma porta semelhante à que Alice encontrou? Terá em sua posse uma poção mágica que lhe permite passar pela porta (ou portas) e entrar num “país das maravilhas”?

“É aqui que nascem as memórias acarinhadas de biscoitos de gengibre em forma de corvo acabados de sair do forno…”

Shaun Tan é responsável por inúmeras obras, sobretudo de ilustração, com as quais recebeu diversos prémios. The Arrival por exemplo, foi em 2008 galardoado naquele que é porventura o melhor festival de banda desenhada do mundo, Angoulême. Recebeu também o prémio de Melhor Álbum. E mais recentemente, arrecadou o Óscar para melhor curta de animação com a curta-metragem que dirigiu com Andrew Ruhemann, The Lost Thing.

“Eu e a vossa avó olhámos um para o outro como se tivéssemos acabado de chegar de outro planeta.”

Detentor de um prodigioso talento, Shaun Tan brinca com as palavras e as imagens qual criança quando partilha as suas aventuras. Foi com um enorme prazer que o nosso olhar percorreu as páginas carregadas de tanta magia e ternura, ao longo das 16 histórias que compõem os Contos dos Subúrbios. 16 contos apenas, que mostram o quão grande consegue ser a imaginação do autor.
Quanto à presente edição, é simplesmente notável, desde a tradução ao design. Estão todos de parabéns!
Afinal, talvez não seja assim tão difícil voltar ser criança.»
Rui Baptista, Bela Lugosi Is Dead, Março 2011

Sem comentários: