quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Imprensa: "Álbum de Família"

«Uma família americana

Anterior a "O Diário de Um Fumador" (Contraponto) mas posterior a "Eu Falar Bonito Um Dia" (Fenda), "Álbum de Família", de 2004, é como todos os outros livros de David Sedaris: uma colecção de ensaios na primeira pessoa, cómicos e sobretudo autobiográficos. Alguns são exercícios de puro humor - como a constatação de que os cegos podem ter licenças de caça no Texas, ou de que na versão holandesa do mito do Pai Natal este não é acompanhado por duendes mas por "seis a oito homens de cor". Outros são reflexões melancólicas em que a sua (numerosa) família é quase sempre a personagem principal. Sedaris, como Augusten Burroughs ou David Rakoff, tem um extraordinário talento para encontrar o sublime, o ridículo e o comovente na banalidade da vida quotidiana. O seu sentido de humor corrosivo tornou-o popular ao ponto de as suas sessões de leitura esgotarem grandes salas de espectáculos e ser convidado a ler excertos dos seus ensaios em "talk shows" televisivos como o de Conan O'Brien.
A família Sedaris, essa, já desconfia: "Cada vez mais, as suas conversas começam com frases como 'tens de me jurar que nunca vais contar isto'." Felizmente para os leitores, Sedaris continua a ir contando.»
Os Meus Livros, Agosto 2010

1 comentário:

Laelany disse...

Venho por este meio divulgar o blogue Chá da Meia-Noite (http://chmeianoite.blogspot.com/). Essencialmente, dedico este blogue à partilha de opinião dos livros que leio, divulgação de novos autores, editoras e referentes novidades editoriais. Convido a editora a visitar o blogue e agradecia que me retornassem este email com a vossa opinião e comentário.

Agradeço a vossa disponibilidade e atenção.